Grupo Cataratas renova parceria com programa da ONU para Meio Ambiente

Juntos, apresentam ações na Semana Mundial do Meio Ambiente

Em meados do ano passado, a comunidade científica internacional alertou para a crise da biodiversidade no planeta. Liderado pela ONU, o estudo apontou o risco do desaparecimento de um milhão de espécies de animais e vegetais da natureza, ameaçados pela atuação do homem. Poucos meses antes, a ONU Meio Ambiente havia declarado a Década da Restauração, período entre 2021 a 2030, que congrega diversas frentes de trabalho e iniciativas para a restauração dos ecossistemas globais.    

Nesse contexto e vislumbrando ações nos parques e atrativos turísticos que administra, o Grupo Cataratas anunciou a renovação do Memorando de Entendimentos (MoU) com o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA). A iniciativa coincide com as ações da Semana Mundial do Meio Ambiente, que acontecem em parceria com a organização, como forma de propor que as pessoas repensem sua relação com a natureza, colocando o meio ambiente no centro das decisões.    

Intitulada “Hora do Natureza”, a campanha mundial do PNUMA para 2020 traz discussões importantes sobre o colapso do meio ambiente e o chamamento para que todos possamos trabalhar para reverter essa situação. “Por ano, recebemos mais de 5 milhões de visitantes em nossos parques e não mediremos esforços para impactar o máximo de pessoas com a mensagem da conservação. Algumas ações já vêm apresentando resultados expressivos, como a redução de consumo de plástico em nossas operações, boas práticas na cadeia produtiva de fornecedores e parceiros. São essas boas ideias que precisamos levar a mais e mais pessoas, fazendo com que elas se sintam parte da mudança que o planeta precisa”, explica Pablo Morbis, presidente do Grupo Cataratas.   

Fernando de Noronha   

O Memorando de Entendimentos prevê, ainda, um estudo que irá levantar alternativas inovadoras para os desafios estruturais que impactam ambientalmente o arquipélago de Fernando de Noronha e colocam em risco um dos ecossistemas mais ricos do planeta. Atualmente, cerca de 90% da energia da ilha provêm da combustão de óleo diesel, gerando um consumo de 15 mil litros por dia. O abastecimento de água, que se dá por meio do processo de dessalinização, é caro e pouco efetivo, e a falta do saneamento básico afeta cerca de 40% da ilha. A gestão de resíduos sólidos também será um tema abordado nesse estudo.   

Desenvolvimento sustentável 

Entre os dias 1º e 8 de junho, também em parceria com o Programa da ONU para o Meio Ambiente, o Grupo Cataratas faz lives em seus canais no YouTube para levar ao público um conteúdo educativo e interessante sobre diversos assuntos relacionados à conservação da natureza, além de mostrar o trabalho de bastidores das equipes nos parques. O Centro de Visitantes Paineiras também trará uma novidade: será o lançamento de duas câmeras que ficarão ao vivo, 24 horas por dia, com as vistas do Cristo Redentor e do Morro Dois Irmãos. A primeira foi inaugurada ontem, dia 1º, e a segunda começa a transmitir no dia 4.    

Confira a programação completa:  https://bit.ly/2zIHSGP 

Palavras relacionadas

Compartilhar esse post
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Avalie essa matéria e envie o seu comentário privado para nossa equipe, pois sua opinião é muito importante para o setor, obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha

Lorem ipsum dolor assimet, lorem ipsum dolor assimet lorem