Com a autorização da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), parques temáticos e de diversão voltaram a funcionar na capital mineira desde o dia 18 de fevereiro. É o caso do Guanabara, na região da Pampulha, que depois de 11 meses foi reaberto ao público no horário tradicional, de quinta a domingo, das 13h às 22h.
Segundo o empresário Reinaldo Pereira, sócio-proprietário do parque, a expectativa é de boa movimentação na volta às atividades. “As pessoas estão cansadas de toda essa clausura, então imaginamos um movimento bom. Mas ainda há um temor com a pandemia, apesar de ter começado a vacinação, muitas pessoas estão desprotegidas e temem a doença”.
Visando atrair mais pessoas, a administração optou por reativar três brinquedos infantis que estavam desabilitados: a Floresta Encantada, a Xícara Maluca e a Roda Palhaço. No entanto, Pereira ressalta que as atrações do parque atendem não só a esse público, mas a todas as idades.
Apesar da esperança com o retorno das atividades, ainda há um sentimento de preocupação. De acordo com Reinaldo, mesmo parado, os gastos do empreendimento foram altos, cerca de R$ 400 mil por mês. Para ajudar com os custos, foi necessário recorrer ao auxílio do governo, que arcou, até a virada do ano, com 70% dos salários dos 106 funcionários.
“Nossas reservas acabaram. Tivemos que fazer empréstimos na casa dos R$ 2 milhões. Então ficamos na expectativa, dia após dia, de reabertura”, disse o empresário.
Mesmo fechado, a equipe de manutenção continuou as atividades para que, ao sinal verde da prefeitura, o parque pudesse ser aberto o mais rápido possível. “Sete funcionários continuaram, semana após semana, fazendo toda a manutenção periódica dos equipamentos”, afirmou.
De acordo com Reinaldo, o Guanabara está funcionando de quinta a domingo, de 13h às 22h. Conforme o movimento, também poderá ser aberto às terças e quartas. Antes da pandemia, passavam pelo parque cerca de 40 mil pessoas por mês.
Em 5 de fevereiro, a PBH autorizou a reabertura dos parques temáticos e de diversões. As medidas que visam combater a disseminação da Covid-19 foram divulgadas no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 13 de fevereiro.
Não há restrição de horário, mas os estabelecimentos deverão seguir os protocolos sanitários. Entre as regras previstas, está a obrigatoriedade do uso de máscaras, a distribuição de álcool em gel pelo parque e redução da capacidade dos brinquedos.
Fonte: hojeemdia
Foto: Divulgação